Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Quem é ele?


Primeiro "post" nesse blog, não vou falar de mim acredito ter coisas melhor para falar. Nas minhas andanças por alguns sites acabei por constatar algo interessante, o brasileiro não conheçe o músico brasileiro, poderia aqui falar de politica, segurança e etc, mas vamos falar um pouco de música.
Você sabe quem é o músico João Bosco de Freitas Mucci?
Alguns devem saber, mas outros irão falar : EU SEI SIM! É AQUELE DA DUPLA JOÃO BOSCO E VINÍCIUS...
Não é aquele da dupla sertaneja, esse músico que me refiro trata-se de João Bosco de Freitas Mucci, mais conhecido como João Bosco, é um Cantor, violinista e compositor brasileiro.

João bosco vida e obra

Começou a tocar violão aos doze anos, incentivado por uma família repleta de músicos. Alguns anos depois, iniciou a faculdade de metalurgica em Ouro Preto . Apesar de não deixar de lado os estudos, dedicava-se sobremaneira à carreira musical, influenciado principalmente por gêneros como jazz e bossa nova e pelo tropicalismo.

A primeira gravação saiu no disco de bolso do jornal O Pasquin:Angus Dei (1972). No ano seguinte selou contrato com a gravadora RCA, lançando o primeiro disco, que levava apenas seu nome. Em 1967 conheceu Vinicius de Moraes , com o qual compôs as seguintes canções: rosa-dos-ventos, Samba do Pouso e O mergulhador - dentre outras.

Em 1970 conheceu aquele que viria a ser o mais freqüente parceiro, com quem compôs mais de uma centena de canções: Aldir Blanc , O mestre sala dos mares, O bêbado e a equilibrista, Bala com bala, Kid cavaquinho, Caça à raposa, Falso brilhante, O rancho da goiabada, De frente pro crime, Fantasia, Bodas de prata, Latin Lover, O ronco da cuíca, Corsário, dentre muitas outras.

Em 1972 conheceu Elis Regina , que gravou uma parceria sua com Blanc: Bala com Bala; a carreira deslanchou quando da interpretação da cantora para o bolero: Dois pra lá, dois pra cá.João Bosco é um dos mais rebuscados violonistas da MPB com arranjos complexos e execuções magistrais.


Já conheçe, então não esqueçe

Portanto, usei esse espaço para divulgar a cultura e um excelente músico que é o João Bosco, esse se tratando do Primeiro "post" peço desculpas a todos pela falta de criatividade, pelo assunto que alguns podem considerar chato e sem fundamento, mas é isso ai...


3 comentários:

  1. Eu gosto da filosofia musical dele...são musicas bastantes reflexivas....que tratam dos anseios humanos....da significancia da melodia *-*

    ResponderExcluir
  2. Post sem criatividade... Pirou?!?

    Que seria da MPB sem o Navegante Negro?

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz por saber que mais pessoas alem do que eu imaginava conhecem João Bosco, só lamento o fato de nossa "boa musica" não ser tão divulgado como deveria.

    ResponderExcluir